By 10 de maio

De acordo com o último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras de trigo do país estão apresentando um bom desenvolvimento.

A maioria das plantações estão nos estágios iniciais, como emergência e desenvolvimento vegetativo, com 44,6% das lavouras em desenvolvimento vegetativo e 51,6% em fase de emergência. Todas as lavouras também estão apresentando boas condições hídricas.

Os estados que mais se destacam na produção de trigo são Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo que o Paraná e o Rio Grande do Sul respondem por 44% e 39% da produção nacional, respectivamente.

No que diz respeito à semeadura, o levantamento da Conab aponta que o estado de Goiás teve um avanço significativo na safra atual, com 69% da área já semeada, enquanto Minas Gerais atingiu 90,4% e o Mato Grosso do Sul alcançou 51%. Por outro lado, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul não tiveram avanços significativos na safra atual.

No geral, a semeadura da safra de trigo em todos os estados brasileiros analisados pela Conab apresentou um aumento de 7,3% em relação à semana anterior, chegando a 16,8% da área total estimada. Esses números indicam que a produção de trigo no país pode ser positiva para o ano de 2023.

 

Fonte: Agrolink https://www.agrolink.com.br/noticias/trigo-apresenta-bom-desenvolvimento-no-pais_479187.html